Se você quer saber os primeiros passos de como meditar, acompanhe esse artigo até o fim. a meditação é uma prática que antes era relacionada exclusivamente por monges budistas ou demais adeptos de filosofias orientais, a meditação hoje já é praticada por diversas pessoas em diferentes contextos.
A própria comunidade científica já comprovou que a meditação faz bem para nossa mente e para o nosso corpo.
A meditação traz como resultado a melhoria de aspectos como concentração, memorização, equilíbrio emocional, redução do estresse e da ansiedade.
Algo que tem sido buscado por todos os estudantes que procuram formas de estudar melhor.
O que você vai encontrar
Qual é o real propósito da meditação
Como já foi falado anteriormente, a meditação não é uma prática exclusivamente religiosa, mesmo que faça parte de diversas religiões orientais, por exemplo, o budismo.
A meditação se baseia em técnicas ancestrais desenvolvidas pelo ser humano como uma forma de acessar nosso eu interior e de se distanciar das turbulências do mundo exterior.
Mas, para que seja possível obter maiores benefícios, é necessário se dedicar.
Porém, para isso, apenas a repetição diária e incorporação do hábito vão definir quanto tempo sua mente levará para atingir o silêncio e foco necessários.
Hoje a meditação é uma ferramenta muito utilizada nos estudos, pois além de ser possível se desligar das preocupações e dormir melhor, descansando o corpo e a mente, o estudante poderá estar mais presente na hora de estudar, mantendo-se longe de distrações, concentrando-se no que realmente é importante e, assim, se sentindo mais seguro e confiante.
Porém, você deve se atentar para fazer de forma correta, deve ser algo gradativo.
E será sobre isso que falaremos a partir de agora: Como meditar para estudar.
Como meditar para estudar – as melhores dicas
Separamos algumas dicas para você que pretende iniciar a meditar, garantindo mais concentração, clareza, paciência e capacidade de análise durante os estudos.
1. Não exagere no início – Comece com poucos minutos ao dia
Em primeiro lugar, você deve ter em mente que exagero não é a solução.
Sim, é importante que você não tente exagerar no início, e pode parecer até pouco, mas o recomendado é que você comece meditando apenas 5 minutos por dia.
Fazendo isso, e procurando fazer da forma correta, você não terá muitas dificuldades. E então você começará a sentir aos poucos uma diferença nos seu dia a dia.
2. Entenda que meditar também é um processo evolutivo
Muitas pessoas ao iniciarem na meditação, percebem a mente inquieta, conturbada, preocupada.
O que é algo normal, e aos poucos isso vai mudando. Trata-se de um processo de evolução. Por isso, faça de forma continua, meditando um pouco todos os dias você terá como resultado também um auto conhecimento de sua evolução.
3. Busque espaços confortáveis
A partir de um determinado momento, você poderá meditar em qualquer lugar, até mesmo em lugares bem movimentados.
Porém, inicialmente o recomendado é que você escolha os espaços menos barulhentos e mais confortáveis.
Existe um único método para fazer meditação?
Existem vários métodos para fazer meditação. Vários mestres dão dicas preciosíssimas para você alcançar o melhor dessa técnica.
Porém, assim como qualquer novo hábito, será a repetição e persistência que farão com que os benefícios apareçam.
Neste caso, o primeiro passo, sem dúvida, é quebrar a crença de que meditar é impossível para quem é (ou está) muito agitado ou cheio de preocupações.
E então, em poucas semanas, os ganhos poderão ser perceptíveis em relação à ansiedade, quebra de crenças limitantes e de auto sabotagem.
A prática da meditação traz mais tranquilidade e uma harmonia interior, e como resultado, além de centrar a mente, também temos benefícios físicos ao trabalhar aspectos como postura e respiração.
Atualmente temos aplicativos de smartphone e páginas na internet que trazem guias passo a passo para meditar e aplicar algumas técnicas diretamente nos estudos.
Recomendo que você que está começando dê uma olhada nesse treinamento completo de Meditação para Iniciantes, clique aqui e saiba mais.
E também quero saber o que achou desse artigo? Seu comentário é muito importante para nos direcionar se estamos no caminho certo.