fbpx

5 Dicas Para Você Que Tem Falta de Concentração

Gostou do conteúdo? Compartilhe esse artigo.

Está com dificuldade de manter o foco nos estudos? Coisas mínimas te distraem facilmente em atividades simples do dia a dia, ou quando está lendo ou trabalhando? Leu muito mas parece que não leu nada?

Hoje vamos abordar dicas de como melhorar sua concentração para ter um melhor rendimento em seus estudos, leituras, anotações.

Antes de começar com as dicas, é de extrema importância você estar ciente que o ideal para os estudos é estar em um ambiente apropriado, livre de distrações, com uma boa iluminação, arejado, onde vocês se sinta bem.

Não existe um ambiente padrão que sirva para todos, cada um tem o seu do seu jeito, o jeito que vai dar mais certo para você. Então cabe a você parar e refletir se está em um lugar apropriado para seus estudos.

Dica #1 – Beba água

Cientistas da Universidade do Leste de Londres afirmam que beber 500 ml de água antes de tarefas intelectuais têm reações 14% mais rápidas, causando impacto na melhora da memória de curto prazo, aprendizagem e capacidade cognitiva.

Beber água também ajuda a diminuir os níveis de ansiedade e estresse, além de que foi analisado pela psicóloga Caroline Edmonds, que a sede tira o foco das tarefas.

Então mantenha-se sempre hidratado não apenas nas horas de estudos, mas no dia a dia esse ato é muito importante.

Dica #2 – Seja Persistente

Em muitos casos de perda de concentração nos momentos dos estudos são as distrações em nossa volta, quem nunca estava lendo um livro, ou pesquisando algum assunto na internet, e recebe um WhatsApp de um amigo, ou uma notificação das redes sociais e para o que estava fazendo para dar uma olhadinha?

Pois é! Esse é o maior inimigo da concentração!

Então a dica aqui é determinar um período para os estudos, e nesse período livre-se de todas as distrações e persista em ficar longe e não se deixar levar.

Essa parece ser uma dica muito simples, mas para muitos, isso é difícil, por isso seja persistente, metalize que precisa finalizar e focar no que está fazendo naquele momento. Dedique ao máximo desse tempo reservado para os estudos apenas para seu estudo. E absorva o máximo possível desse momento.

Dica #3 – Durma o necessário

Nem a mais e nem a menos, durma o necessário, estudo da Universidade Baylor, no Texas afirma que dormir além do necessário para seu corpo pode trazer danos ao sistema cognitivo, prejudicando a concentração e o raciocínio.

A duração ideal do sono varia de acordo com a idade de cada pessoa, mas em média uma pessoa adulta o ideal é entre 7h e 8h por noite. E não acredite que recompensar sonos perdidos no dia seguinte é uma boa, sono perdido é sono perdido!

Então não durma excessivamente no dia seguinte pois ao longo do tempo isso não trará resultados positivos para seu corpo e mente.

Dica #4 – Jogos

Jogos de estratégias, atenção, memória além de divertidos são também um ótimo exercício para o cérebro. Pense no seu cérebro como um músculo do seu corpo, que quanto mais exercitado mais desenvolvido ficará.

Recomendo todos os tipos de jogos que trabalhem o raciocínio mas nesse artigo focarei em jogos de memória e estratégia, abaixo alguns sites e aplicativos que já testei e recomendo a todos:

– Tangram

Tangram

– Memória

Memória

– Nonogram

Nonogram

– iMimic Genius

iMimic Genius

Dica #5 – Escreva para diminuir a falta de concentração

Escrever é uma excelente forma de incentivar sua mente a focar em suas leituras e estudos.

Sempre que ler um livro, assistir um filme, video, e até uma aula sobre o assunto estudado crie um hábito de logo em seguida escrever com suas próprias palavras o que absorveu do assunto.

Dessa forma, além de você ficar mais concentrado na hora que estiver recebendo a informação, você também estará aprendendo, e não decorando, pois sua própria mente estará te auto testando na hora que passar para o papel com suas próprias palavras.

Dica Bônus – Intervalos são importantes

Essa é uma dica de ouro! Não torne seus estudos um castigo, ou algo chato. Determine horários de estudos e horários de intervalos (e cumpra-os!).

É extremamente importante que sua mente também descanse, lembre: assim como outros músculos do corpo, nas horas de exercícios o cérebro também precisa de um descanso.

Determine de 10 a 20 min de intervalo a cada 50 a 90 min de estudo.

Daí, você vai ajustando conforme seu rendimento em cada dia de estudo.

Espero que essas dicas tenham te ajudado. Acompanhe também outros artigos do nosso blog.

(Visited 390 times, 1 visits today)
Gostou do conteúdo? Compartilhe esse artigo.

2 comentários

  1. Parabéns na postagem. Você usou termo muito bom de mostrar o seu entedimento.
    Assim, você ensina muito para as pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *