O filósofo Lao-Tsé consegue resumir o conceito de inteligência emocional em poucas palavras: “Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si próprio é verdadeira sabedoria. Controlar os outros é força, controlar a si próprio é verdadeiro poder.”. Acompanhe esse artigo que preparemos para saber como desenvolver a inteligência emocional.
Ou seja, ter Inteligência Emocional é conseguir administrar as próprias emoções e usá-las em seu favor, além de compreender as emoções das outras pessoas, construindo relações saudáveis e fazendo escolhas conscientes.
Porém, alcançar esse status não é algo que aconteça da noite para o dia e requer muita dedicação, empenho e disposição para abandonar antigos hábitos e incorporar uma rotina com mais positividade, resiliência e empatia, qualidades essenciais para desenvolver o QE (quociente emocional).
Se você quer saber como desenvolver a inteligência emocional, basta acompanhar este post até o final.
O que você vai encontrar
O que exatamente é a inteligência emocional?
Trata-se de um conceito da Psicologia, que foi criado para designar a capacidade de cada indivíduo de reconhecer as emoções, lidar bem com elas e gerenciá-las.
Ou seja, quando falamos ‘emoções’ nos referimos tanto as nossas, mas também a forma como nos relacionamos com as dos outros.
E alguns fatores são inclusos como: habilidade de se auto motivar, a persistência, o controle dos impulsos, a regulação do humor, a empatia, esperança e autoconhecimento.
O que não é algo destinado apenas as pessoas de espírito elevado, você também pode desenvolver a inteligência emocional, para esclarecer esse assunto, basta seguir os hábitos que serão passados a partir de agora.
Hábitos Simples Para Desenvolver Sua Inteligência Emocional
-
Aprenda a observar suas reações
Você sabe como as suas emoções afetam sua vida? E como você costuma reagir às situações?
Certamente ter a consciência dos seus limites é o primeiro passo para ser trabalhado para que você possa desenvolver a inteligência emocional.
Portanto, crie o hábito de ouvir as reações do seu corpo, pode ser o primeiro sinal para que você identifique seus limites e trabalhe-os.
-
Procure trabalhar o autoconhecimento para desenvolver sua inteligência emocional
É praticamente impossível dominar e equilibrar os seus sentimentos se você não se conhecer de forma profunda.
Portanto, tente viajar para o seu interior e descobrir quais são as suas principais características, também é determinante aprender qual é o seu ponto de estabilidade emocional e quais são os gatilhos que atrapalham esse quadro.
O ideal é praticar exercícios de autoconhecimento ou até contar com sessões de coaching. Dê uma olhada nessa matéria do G1, onde eles explicam como o autoconhecimento pode dar chances na carreira profissional.
Quando descobrir quem você é de verdade, consequentemente será fácil ser fiel a si e conseguir a melhor configuração entre as emoções.
-
Saiba lidar com as emoções negativas
É realmente muito desafiador lidar com as emoções quando tudo parece dar errado, mas esse deve ser um dos principais pontos a se desenvolver na Inteligência Emocional.
Portanto, sempre procure parar e respirar e não focar no problema. Veja como aquele problema poderá ser resolvido e quais são as possibilidades disponíveis.
-
Sempre procure enxergar uma nova perspectiva sobre as situações
Nada é para sempre, mas compreender isso é fundamental para adotar a ótica certa sobre as situações.
Por exemplo, sempre que você estiver enfrentando um momento difícil, procure lembrar que isso é temporário, por mais que a situação seja difícil.
Se algo não ocorrer conforme o esperado ou quando se frustrar, pense que por outro lado pode aprender ou tirar de bom da situação.
Tanto a fase, boa ou ruim, passará e é preciso manter a tranquilidade diante das mudanças. Acima de tudo, não é exigido ser feliz ou realizado a todo momento.
-
Saiba escolher os seus relacionamentos
Relacionamentos amorosos abusivos, assim como as amizades tóxicas são responsáveis por mexer com o equilíbrio das nossas emoções.
O que poderá impactar a sua percepção, afetando também negativamente os seus sentimentos.
Ou seja, neste caso, o melhor que você pode fazer pela sua saúde emocional é se afastar de relações que não agregam valor.
Portanto, procure se cercar de pessoas positivas, que querem o seu bem e que o ajudam a ser uma pessoa melhor.
Caso queira se aprofundar mais nesse assunto, recomento que de uma olhada nesse treinamento oferecido pelo PVC de coaching.
Conhecer o Treinamento
E aí? O que achou do artigo? Conseguiu entender quais são os hábitos que irão te ajudar a melhorar a sua inteligência emocional?
Compartilhe a sua opinião conosco.
[…] Especialista em inteligência emocional […]